Ultrassonografia Cinesiológica
Serviço bastante novo na rotina dos fisioterapeutas brasileiros, autorizado pelo COFFITO somente em 2013, mas ainda muito pouco realizado em nosso país, apesar de vir sendo utilizado há muitos anos na Europa, sobretudo na Espanha e Portugal (onde realizamos o curso de capacitação).
É um exame realizado com o mesmo aparelho utilizado pelos médicos radiologistas para gerar as imagens ultrassonográficas, porém com a intenção de monitorar
movimentos de estruturas internas do corpo humano, como o próprio nome diz. As principais vantagens do método são: a rapidez de obtenção dos dados, que ocorre em tempo real, não haver emissão de nenhum tipo de radiação, não ser invasivo e permitir a interação do paciente com o fisioterapeuta para identificar melhor o acometimento que está ocorrendo e suas consequências. É possível monitorar a atividade da musculatura do CORE durante os exercícios posturais, medir o volume de determinado grupo muscular e o ganho obtido durante os tratamentos aplicados, acompanhar a cicatrização de tecidos lesionados, como músculos, tendões e ligamentos e assim direcionar o trabalho na fisioterapia.